Neurociencia, fonoaudiologia, Educacao e Geografia. Suas principais contribuições.

Resumo Este artigo explora a profunda interseção entre neurociência, fonoaudiologia, educação e geografia, com foco nas implicações para o desenvolvimento da linguagem e o aprendizado geográfico em crianças. Através de uma análise integrada da literatura, busca-se compreender como os avanços neurocientífica podem informar práticas fonoaudiologias e educacionais para promover a aquisição e o desenvolvimento adequado…

Leia mais

Fisiologia do sono . Parte 03

Distúrbios do Sono Insônia A insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns, caracterizada pela dificuldade em iniciar ou manter o sono. Pode ser causada por diversos fatores, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica, entre outros. Apneia do Sono A apneia do sono é um distúrbio caracterizado pela interrupção da respiração durante o sono….

Leia mais

Neuroaprendizagem: Desvendando os Segredos do Cérebro. Parte 07

Aprendizado baseado em aromas O aprendizado baseado em aromas é uma técnica que utiliza a estimulação olfativa para melhorar o processo de aprendizado. Através da associação entre determinados aromas e conteúdos específicos, é possível criar uma conexão mais forte entre a informação e a memória do indivíduo. Estudos mostram que o cheiro está intimamente ligado…

Leia mais

Desvendando o Sistema Nervoso: Uma Jornada pelo Central e Periférico. Parte 04

Sistema nervoso parassimpático O sistema nervoso parassimpático é uma das duas divisões do sistema nervoso autônomo, responsável por controlar as funções involuntárias do corpo em momentos de relaxamento e descanso. Quando estamos em um estado de calma, o sistema nervoso parassimpático entra em ação para reduzir os batimentos cardíacos, diminuir a pressão arterial e estimular…

Leia mais

Cognição e processamento

Cognição e processamento são dois conceitos fundamentais para entender como o cérebro humano funciona. A cognição é a capacidade de adquirir, armazenar, manipular e usar informações de diferentes fontes e modalidades. O processamento é como essas informações são organizadas, integradas e transformadas em conhecimento e ação. A cognição envolve processos como atenção, percepção, memória, raciocínio,…

Leia mais

A Nomofobia

É um termo que descreve o medo de ficar sem contato com o celular, sendo uma palavra derivada da expressão inglesa “no mobile phone phobia”. Este termo não é reconhecido pela comunidade médica, mas tem sido utilizado e estudado desde 2008 para descrever o comportamento de dependência e os sentimentos de angústia e ansiedade que algumas…

Leia mais

O Homem pré-histórico criou a primeira sinapse?

Esta nova postura distancia da realidade da Educação no Brasil. Em nosso país possui  inúmeras realidades distribuídas nas regiões temos dimensões continentais. Há outra trave que  dificulta a sua concepção metodológica: a diversidade cultural; formação de Identidade;  questões de gênero; pluralidade cultural, religiosidade e tradições. Não é tão fácil ensinar bem  no Brasil, construir uma…

Leia mais

Neurociência na Educação: Impactos e Aplicações em Geografia e História.

Professor: Rodrigo Carvalho  INTRODUÇÃO A neurociência educacional emergiu como um campo interdisciplinar vibrante nas últimas décadas, buscando unir descobertas da pesquisa neurocientífica com teoria e prática educacional (Ansari et al., 2012). Com os avanços nas técnicas de neuroimagem permitindo-nos vislumbrar os mecanismos neurais subjacentes à aprendizagem, à memória e ao desenvolvimento cognitivo, cresceu o interesse…

Leia mais